Santa Rita do Sapucaí, MG, Brasil +55 (35) 3471-4747 ativa@ativasolucoes.com.br

  

 

 

 

 

 

 

 

 

  

   

Por que escolher produtos ATIVA Soluções? Pois gerenciamos o ingerenciável!

Responsive Layout

Sistema 100% em nuvem 

A plataforma SOLLUS oferece gerenciamento remoto a partir de navegadores web multi-dispositivo.

SEO

Desenvolvimento de Hardware

Desenvolvemos a solução completa para atender aos seus requisitos e necessidades, o hardware é nosso.

Font Awesome

Nossa Bandeira

Nossa bandeira é o pioneirismo, na forma de inovação e desenvolvimento.

Well Documented

Homologação

Todos os nossos produtos seguem as mais rígidas normas da ANATEL, garantindo assim um melhor desempenho e funcionamento.

Powerful Admin Panel

Desenvolvimento de Software

Além do hardware, desenvolvemos também o software! ATIVA desenhando a sua solução de ponta a ponta.

SCSS

Serviços de Conectividade

Provemos soluções de conectividade para IoT, a partir de VPN própria, com o uso de nosso software - servidor de conexões.

sollus

 

Sistema de gerenciamento WEB

Sistema 100% em nuvem. Com a plataforma SOLLUS, você tem o poder de gerenciar seus dispositivos e dados de onde estiver!

  • Alarmes em tempo real;
  • Multidispositivos (iOS,Android,Windows,Linux);
  • Envio de alarmes via e-mail e sms;
  • Além de várias outras funcionalidades.   

            Acesso ao Sollus

1065360

Equipamentos Gerenciados

1894

Projetos Concluídos

248

Produtos Desenvolvidos

100 %

Garantia de Resultados

Monitoramento e controle para outorga de recursos hídricos

Solução completa e padronizada que atende às portarias DAEE/SP, IGAM/MG e outros órgãos reguladores, para controle e monitoramento dos recursos hídricos outorgados.

Os estados de São Paulo e Minas Gerais estabeleceram, através de portarias publicadas por seus órgãos gestores de recursos hídricos (DAEE/SP e IGAM/MG), as condições e procedimentos para instalação e operação de equipamentos hidrométricos, de medição de vazões e volumes de água captados ou derivados, relacionados às outorgas de direito de uso, ou suas dispensas, de recursos hídricos de domínio nos respectivos estados. Também foi definido que usuários de recursos hídricos devem instalar, manter e operar, em cada captação por eles utilizadas, equipamentos hidrométricos de medição de vazão e totalizador de volume; bem como, de transmissão de dados, quando por eles requeridos, de acordo com as exigências e com as especificações constantes em suas portarias.

A ATIVA Soluções, tradicional empresa de soluções IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto, desenvolveu a solução aplicada para esse mercado, com equipamentos que realizam essa medição de vazão e totalização de volume, assim como a transmissão dos dados coletados aos órgãos gestores e aos usuários dos recursos hídricos, de acordo com as especificações estabelecidas.

A solução envolve o monitoramento telemétrico de recursos hídricos outorgados às empresas usuárias, a fim de possibilitar um maior controle dos usos e intervenções nesses recursos. Ela entrega dados hídricos monitorados em tela ao órgão gestor e ao cliente, e para isto utiliza sensores, equipamentos de telemetria, sistema de gestão, meio de transmissão dos dados (ponto IP fixo ou Tecnologia Celular GSM GPRS/3G), manutenções preventivas e corretivas e suporte.

O sistema totalmente automatizado em tempo real, que monitora o nível estático e dinâmico dos poços, realiza a leitura do hidrômetro e horímetro e controla automaticamente a vazão, o tempo de funcionamento da bomba e o volume permitido em um determinado período, de modo que as condições pré-estabelecidas na outorga sejam respeitadas.

As informações coletadas são enviadas ao sistema de gerenciamento de dados, para monitoramento remoto dos parâmetros especificados, de acordo com a necessidade de cada empresa usuária de recursos hídricos.

A solução pode ser end-to-end (o que inclui o Sistema de Gerência Sollus) ou através do fornecimento de equipamentos com integração no sistema do cliente. 

 [CONTINUA APÓS A IMAGEM]

 Os equipamentos que fazem parte da solução são:

  1. Netuno 50 - composto basicamente de Caixa de Acondicionamento, Marthe Ethernet A800, Fonte Nobreak e Bateria, que provê conectividade em lugares de difícil acesso e possui capacidade de medir qualquer dado de forma remota.
  2. Marthe Ethernet A800 – o equipamento provê a conectividade com fio, via rede ethernet, em qualquer local e possui a capacidade de medir qualquer dado de forma remota.
  3. Sistema de Gerência SOLLUS - supervisório poderoso para gerência de eventos, alarmes e relatórios de equipamentos de tecnologia ATIVA Soluções ou qualquer equipamento que possua interfaces conhecidas e documentadas. É uma plataforma multiprotocolo que coleta e recebe as informações em tempo real e permite a integração de equipamentos em uma única plataforma.

O Sistema de Gerência SOLLUS é acessível via web browser, portanto instalado em um único servidor, sendo possível acessar a ferramenta de qualquer computador, inclusive por Smartphones.

Os principais benefícios da solução, que atende aos principais requisitos das portarias do DAEE e do IGAM, são:

  • Realiza análise contínua e em tempo real dos recursos hídricos monitorados;
  • Garante o cumprimento da legislação ambiental vigente;
  • Controle sistemático do abastecimento dos reservatórios e poços;
  • Diminuição de ocorrências de extrapolação da outorga;
  • Maior eficiência na utilização dos recursos hídricos, evitando o desperdício;
  • Redução de custos operacionais, inclusive de energia elétrica;
  • Otimização no tempo de atendimento das ocorrências e paradas para reparos;
  • Auxílio na tomada de decisão de manutenção;

 Consulte-nos e conheça mais detalhes e benefícios da solução.