Santa Rita do Sapucaí, MG, Brasil +55 (35) 3473-7300

ATIVA Soluções conquista o primeiro lugar na categoria Solução Inovadora em IoT

Solução desenvolvida pela ATIVA Soluções para saneamento conquista o primeiro lugar na categoria Solução Inovadora em IoT e destaque como Tecnologia Nacional no Prêmio Tele Síntese Inovação em Comunicação 2020.

Atualmente, 35 milhões de brasileiros não têm acesso a água tratada e metade da população não tem serviços de coleta de esgoto. As perdas de água na rede de distribuição são de cerca de 40%. Somente na cidade de São Paulo são realizados cerca de 16.000 reparos de vazamento de água/mês. Um dos motivos dos vazamentos de água é a falta do controle da pressão no sistema de distribuição, significando uma perda considerável de água. Frente a todos esses problemas entra a ATIVA Soluções Tecnológicas.

A empresa criou a Solução em IoT para saneamento, o Controlador VRP (Válvula Redutora de Pressão). Como indica o nome, trata-se de um mecanismo inovador inteligente em IoT capaz de realizar remotamente o controle da Válvula Redutora de Pressão (VRP) para que haja distribuição correta de água, de modo a manter otimizada a pressão sem prejuízo ao serviço de abastecimento. Sua modulação é baseada por tempo, vazão e ponto crítico.

Imagem: Sistema de funcionamento do controlador VRP ATIVA Soluções

“Essa solução tem uma inteligência local de maneira que, quanto mais sensoriamento você tiver, que são os sensores espalhados por uma cidade, maior será a precisão de um determinado perfil de distribuição de água, e automaticamente também inteligência para, quando tiver uma determinada situação, saber se é de fato um vazamento ou uma situação atípica de consumo. É uma Inteligência Artificial embarcada nos nossos produtos.” conta o fundador e CEO da ATIVA Soluções, Edson José Ribeiro Rennó.

Foto: Controlador VRP ATIVA Soluções


O Controlador VRP é um equipamento para funcionar debaixo da terra, literalmente, já que é instalado em ruas e galerias sem o uso energia elétrica, operando de forma autônoma e inteligente com duração ao longo de até 5 anos interruptos.

Exemplos gráficos da leitura do controlador VRP em operação através da plataforma de gerenciamento WEB SOLLUS:

Imagem: Atuação do controlador VRP, de forma autônoma e inteligente, através da plataforma de gerenciamento WEB, SOLLUS.

As principais vantagens e benefícios gerados pelo Controlador VRP são:

  • Redução de Perdas Técnicas de Água (Perdas Reais/Físicas);
  • Mitigação dos riscos e possibilidade de sinistros em clientes e usuários dos serviços;
  • Redução do tempo de paradas para reparos com a diminuição da área de descarregamento de redes;
  • Maior eficiência na utilização dos recursos hídricos, com prolongamento da curva de atendimento à demanda;
  • Redução de custos operacionais, inclusive de energia elétrica;
  • Identificação e validação de novos métodos de conserto de adutoras e redes;
  • Redução no tempo de atendimento das ocorrências.

“Esse prêmio consolida a trajetória da ATIVA Soluções, que há mais de 10 anos se empenha em criar condições para aprimorar a prestação de serviços de saneamento básico no Brasil. Que esse prêmio seja um impulso para promover essa mudança tão necessária na gestão dos recursos hídricos e que possa contribuir para o setor.” Enfatiza a Engenheira de Aplicações e corresponsável pelo desenvolvimento do projeto, M.Sc. Isabela Vasconcelos de Carvalho Motta.

Carlos