Santa Rita do Sapucaí, MG, Brasil +55 (35) 3471-4747 ativa@ativasolucoes.com.br

O Sollus e a Internet das Coisas

Com o avanço da Internet das Coisas, a Plataforma de Gerenciamento SOLLUS foi redesenhada para atender às transformações da Indústria 4.0. 

Desenvolver soluções capazes de gerenciar e controlar à distância sempre foi o propósito da ATIVA Soluções. Há mais de quinze anos oferece soluções IoT e M2M para telemetria e gerenciamento remoto, tendo lançado a primeira versão da sua Plataforma de Gerenciamento Sollus (Software as a Service – SaaS) em 2008, com foco em gerenciamento e controle M2M.

Ao final de 2016, Isabela Carvalho, Engenheira de Aplicações da ATIVA Soluções, especificou, em sua tese de mestrado, uma arquitetura de gerenciamento e controle para a Internet do Futuro (Future Internet – FI). No trabalho, os modelos atuais de controle e gerenciamento de redes e computação em nuvem foram reexaminados. Então, a partir do trabalho da Engenheira, a equipe da ATIVA Soluções deu início ao desenvolvimento da nova versão da plataforma SOLLUS.

A Plataforma de Gerenciamento SOLLUS (Sistema de Gerência Web) é uma ferramenta software baseada em metodologias e algoritmos que incorporam propriedades de autogerência tais como: autoconfiguração, auto-otimização, autorreparo e autoproteção, capaz de supervisionar, manter e monitorar recursos por meio do sensoriamento do meio.

A grande maioria das plataformas de gerenciamento são focadas em uma vertical e não interoperam com outras soluções – o que é um contrassenso quando pensamos na Internet das Coisas, onde dados gerados por um segmento são, o tempo todo, processados e usados por outro. E neste ponto está o diferencial da ATIVA Soluções: ela implementa arquiteturas atuais de supervisão, manutenção e monitoramento de recursos, para apresentar um modelo de software que aborda com eficácia requisitos como escalabilidade, interoperabilidade, heterogeneidade de recursos, elasticidade, ciclo de vida de objetos e serviços.  

Em reconhecimento à esse diferencial, a Plataforma de Gerenciamento SOLLUS recebeu, em 2018, o prêmio Inovação em Comunicações do Anuário Tele.Síntese, publicação que reconhece os produtos e serviços mais inovadores no mercado brasileiro de comunicações e internet:  http://www.telesintese.com.br/anuario-telesintese/.